24 de Julho de 1969

Há 51 anos, em 24 de julho de 1969, Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin “Buzz” Aldrin retornaram à Terra após os 8 dias de missão da Apollo 11, que marcou a história da Humanidade, ao ser a primeira missão tripulada a pousar no solo lunar.
Fruto da corrida espacial, iniciada 12 anos antes com o lançamento do Sputnik 1 em 1957 pela União Soviética como parte das comemorações dos 40 anos da Revolução Russa, o programa Apollo tinha objetivos bem claros: fazer com que norte-americanos fossem os primeiros seres humanos a pisar em nosso único satélite natural. Este objetivo foi alcançado.
E foi justamente isto que transformou os programas espaciais de ambos os blocos disputastes da Guerra Fria, pois atingido o ponto de chegada, a corrida terminou. E de demonstrações de apuro balístico, passou-se a produzir Ciência. Se o programa Apollo foi o fim de um era, ele também marca o início de outra, mais voltado à cooperação (como a missão Apollo-Soyuz de 1975, que realizou a primeira acoplagem de módulos diferes no espaço) do que à competição.
Os efeitos deste acontecimento ainda são sentidos, e provavelmente será visto como um dos grandes marcos da História humana, e não apenas americana, pois foi indubitavelmente o momento em que nossas melhores qualidades foram postas à prova para a realização de um grande feito.
Feito tão extraordinário, que existe quem o negue, talvez pelo hiato desde a década de 1970 até o momento sem voltarmos às paisagens do Mar da Tranquilidade, mas também pela Dificuldade que temos ainda em perceber o quanto podemos ser grandes.
Audaciosamente indo onde nenhum ser humano jamais esteve!
Na imagem, o módulo de pouso Columbia é içado ao convés do porta-aviões Hornet em 24 de Julho de 1969.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura