De volta ao lar | Hoje Na História

24 de Julho de 1969

Há 51 anos, em 24 de julho de 1969, Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin “Buzz” Aldrin retornaram à Terra após os 8 dias de missão da Apollo 11, que marcou a história da Humanidade, ao ser a primeira missão tripulada a pousar no solo lunar.

Fruto da corrida espacial, iniciada 12 anos antes com o lançamento do Sputnik 1 em 1957 pela União Soviética como parte das comemorações dos 40 anos da Revolução Russa, o programa Apollo tinha objetivos bem claros: fazer com que norte-americanos fossem os primeiros seres humanos a pisar em nosso único satélite natural. Este objetivo foi alcançado.

E foi justamente isto que transformou os programas espaciais de ambos os blocos disputastes da Guerra Fria, pois atingido o ponto de chegada, a corrida terminou. E de demonstrações de apuro balístico, passou-se a produzir Ciência. Se o programa Apollo foi o fim de um era, ele também marca o início de outra, mais voltado à cooperação (como a missão Apollo-Soyuz de 1975, que realizou a primeira acoplagem de módulos diferes no espaço) do que à competição.

Os efeitos deste acontecimento ainda são sentidos, e provavelmente será visto como um dos grandes marcos da História humana, e não apenas americana, pois foi indubitavelmente o momento em que nossas melhores qualidades foram postas à prova para a realização de um grande feito.

Feito tão extraordinário, que existe quem o negue, talvez pelo hiato desde a década de 1970 até o momento sem voltarmos às paisagens do Mar da Tranquilidade, mas também pela Dificuldade que temos ainda em perceber o quanto podemos ser grandes.

Audaciosamente indo onde nenhum ser humano jamais esteve!

Na imagem, o módulo de pouso Columbia é içado ao convés do porta-aviões Hornet em 24 de Julho de 1969.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.