Projeto Detecta


Detecta é um projeto de verificação de conteúdos sobre História que circulam nas redes sociais e outros meios de comunicação. Você pode conferir todas as postagens abaixo.

A estrela da Heineken e o PT

Indignado com o marketing de marca de cerveja, presidente de órgão federal insinuou que empresa usou símbolo do PT. Será que toda estrela vermelha é um símbolo político? O que dizem as fontes?

O Brasil era a 4ª economia do mundo em 1880?

LOROTA – As estimativas de produção e renda para o século XIX no Brasil mostram que a atividade econômica no país era bem inferior a muitos países da Europa, Ásia e América. Quer saber mais? Confira nossa checagem completa.

Tubaína é uma técnica de tortura?

Republicamos a primeira checagem feita pelo Projeto Detecta. Em maio de 2020, uma fala do presidente Jair Bolsonaro gerou especulação sobre o sentido da palavra “tubaína”. Nós verificamos duas versões difundidas pelas redes sociais. Para saber o resultado dessa checagem, basta clicar aqui e ler o nosso post completo.

Maria Felipa e a mulher de turbante

“Qual é a fonte?” é uma seção do Projeto Detecta. Nesta primeira postagem, abordamos a associação que se faz entre Maria Felipa, personagem da Independência da Bahia, e uma fonte iconográfica: a fotografia da mulher de turbante. Clique no título da postagem se quiser ler o texto completo.

DETECTA agora está no CLIO!

Hoje o PROJETO DETECTA estreia aqui no CLIO. Estamos muito felizes com essa parceria e agradecemos aos amigos do CLIO pelo acolhimento e confiança! Esperamos poder retribuir com conteúdos de qualidade. Tamo junto nessa missão de popularizar o conhecimento histórico!