Imortalização do Amor | Hoje Na História

17 de Junho de 1631

Em 2007 foi realizada uma enquete para determinar quais seriam as sete maravilhas do mundo moderno. Construções magnificas foram apresentadas e dentre as eleitas está o palácio-mausoléu Taj Mahal, localizado na cidade indiana de Agra. Tombado pela Unesco, é considerado Patrimônio da Humanidade e visitado por mais de 15 mil pessoas por dia. Esse grandioso monumento construído em mármore e contendo joias semipreciosas em suas paredes representa a vontade de imortalizar o amor.

Segundo as diversas fontes históricas, o imperador Shah Jahan não poupou recursos para construir um local de grande beleza para abrigar os restos mortais de sua mais amada esposa, Mumtaz Mahal, com quem viveu por quase vinte anos, gerando 14 filhos. O casamento não representava para eles apenas a união convencional, tão comum no século XVII, mas sim o amor que os tornaram inseparáveis até a morte da imperatriz em 17 de junho de 1631.

Não há como negar que o imperador conseguiu atingir seu objetivo. Mumtaz Mahal (a joia do palácio) sempre será lembrada quando um visitante olhar o majestoso monumento margeado por seus jardins, espelho d’água, minaretes e palácios anexos.

Na imagem, podemos ver o Taj Mahal ao amanhecer.  

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.