18 de Junho de 1908

Há 112 anos aportava em Santos o vapor Kasato Maru trazendo a primeira leva de imigrantes japoneses para o Brasil. A imigração nipônica para as Américas foi incentivado pelas autoridades japonesas, o gabinete do primeiro ministro Saionji Kinmochi fez acordos de migração com os EUA e o Brasil, além de incentivar a imigração para outros países como Peru e Canadá.
O Kasato Maru trouxe, ao todo, 780 pessoas, em sua maioria camponeses, vindos de Okinawa, a maior ilha meridional do Japão, vindos através do porto de Kobe e viajando pela rota do Cabo da Boa Esperança. A maioria dos imigrantes acabou se deslocando para o interior de São Paulo para trabalhar na lavoura do café.
Ente 1908 e 1915 cerca de 15.000 vieram do Japão para o Brasil, a sua maioria da região de Okinawa, e se fixando predominantemente em São Paulo. O fluxo passa a aumentar em decorrência da Primeira Guerra Mundial, entre 1917 e 1940 cerca de 165.000 japoneses migraram para o Brasil.
Hoje o Brasil tem a maior colônia nipônica do mundo, tendo quase o dobro de descendentes japoneses do que o segundo lugar, os EUA, os nipo-brasileiros representam 1,09% da população nacional, com cerca de dois milhões de pessoas – o equivalente a população da Eslovênia e da Letônia.
Na imagem foto do navio Kasato Maru atracado nas docas do Porto de Santos, sem data

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura