Hoje Na História, 5 de Janeiro de 1912

Há 108 anos, no dia 5 de Janeiro de 1912, começava a Conferência de Praga do Partido Operário Social-Democrata Russo, que decretaria o fim do partido e o surgimento de dois novos partidos a partir de suas principais facções: os bolcheviques, comunistas defensores de uma ruptura profunda com o governo czarista criando uma revolução socialista na Rússia imperial, e os mencheviques, social democratas, favoráveis ao estabelecimento de reformas profundas, porém sem mudança no sistema político-econômico. Esse episódio marca um dos últimos eventos na formação do Partido Comunista Russo, que viria a se tornar o Partido Comunista da União Soviética, partido que governou e comandou a URSS. A relação entre bolcheviques e mencheviques foi sempre marcada pela desconfiança mútua porém de alianças estratégicas, principalmente com a Revolução de Fevereiro, que derrubou o czarismo. Como não poderia ser diferente, Vladimir Lenin teve um papel fundamental na formatação do grupo bolchevique e no racha dentro do POSDR e a formação do PCR, sendo seu principal mentor, ideólogo e teórico.
E o que você desse racha entre bolcheviques e mencheviques? Qual foi o seu revolucionário russo predileto em 1917? Por que foi o Lenin? Deixe a sua opinião nos comentários!
Na imagem óleo sobre tela “O Bolchevique”, assinado por Boris Kustodiev, datado de 1920, depositado na Galeria Tretyakov

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
