O ANO COM DOIS NATAIS

06 de Janeiro de 353

Em 353, o Natal foi comemorado pela Igreja de Roma pela última vez no dia 06 de janeiro. Dali em diante, o nascimento de Jesus passou a ser comemorado no solstício de verão do Hemisfério Norte que, na época, acontecia no dia 25 de dezembro. Portanto 353 foi o ano com dois natais. Nas Igrejas Ortodoxas, o nascimento de Jesus ainda é comemorado em janeiro.

No entanto, a data de janeiro foi incorporada ao calendário natalino católico, sendo o dia dedicado à lembrança dos três Reis Magos que são a base da Folia de Reis. É uma festividade ainda popular em muitos lugares da América Latina, trazida pelos colonizadores ibéricos. A história do desenvolvimento do simbolismo em torno dos três reis que vem de três cantos do mundo, com presentes dignos de reis (ouro), deuses (incenso) e honra aos mortos (mirra) não caberia em tão pequeno texto.

Porém é possível lembrar que nesta festa, a noite entre os dias 5 e 6 de Janeiro, uma comitiva de músicos saem pelas ruas das pequenas cidades, de porta em porta, com sanfonas, violas e gaitas, buscando o menino Jesus nas casas de quem os recebe com uma vela acesa em uma das janelas. Uma procissão pode seguir a comitiva em uma trilha de luzes que muitos vão admirar de suas janelas. Nos locais onde a tradição ainda é fortalecida, são os reis magos que levam para as crianças os presentes de Natal, sendo eles normalmente doces.

Abaixo, alguns dos versos que podem ser ouvidos nesta noite:

“Porta aberta, luz acesa
Sinal de muita alegria
Entra eu, entra meu terno
Entra toda a companhia
Graças a Deus já vimos
Sua casa iluminar
Já que nos abriram a porta
Falta nos fazer passar
Este é o primeiro verso
Que nesta casa eu canto
Em nome de Deus começo
Padre, Filho Espírito Santo
Estes três Reis por serem santos
Que saíram a caminhar
Procurando Jesus Cristo
Nesta casa vieram achar”

Na imagem vemos um mosaico bizantino, representando os três Reis Magos em trajes persas, seguindo a estrela de Belém.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

1 comentário Adicione o seu

  1. pflkwy disse:

    https://pflkwy.wordpress.com/2021/01/02/prefeito-bruno-covas-e-o-governador-joao-doria-retira-gratuidade-do-transporte-publico-de-idosos-de-60-a-65-anos/ [https://pflkwy.files.wordpress.com/2021/01/image.png] Prefeito Bruno Covas e o Governador João Dória retira gratuidade do transporte público de idosos de 60 à 65 anos – pflkwy Post de @pflkwy. pflkwy. Blog sobre notícias e política com um viés de esquerda, onde os bravos nunca ousaram percorrer e que não espere deste o obsequioso silêncio dos covardes, amortecendo consciências, desarmando resistências que só no fátuo da retórica da ideia, da moral e da ética é que se venera seu oponente evitando a sedição! pflkwy.wordpress.com

    ________________________________

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.