BATALHA DO TRÉBIA!

18 de Dezembro de 218 a.e.c.

Em 18 de Dezembro de 218 a.C. (data atualizada do calendário pré-juliano para o gregoriano atual) acontecia a importante Batalha de Trébia, as margens do rio que nomeou o embate.  A batalha aconteceu durante as Guerras Púnicas, que marcaram mais de um século (as guerras se iniciam em 264 a.C. e se estenderam até  146 a.e.c.) de conflitos entre a república fenícia de Cartago e os Romanos. O conflito se deu, de forma muito resumida, pela hegemonia econômica, militar e comercial na região sul da península itálica, onde grosso modo hoje se localiza a Sicília.

A Batalha de Trébia é considerada uma das vitórias mais importantes para Cartago, pois apesar da bravura e táticas militares avançadas do exercito romano, o gênio militar Aníbal e o exército cartaginês se sobressaíram, fazendo os romanos recuarem com uma tática de afunilamento das tropas. A vitória levantou o moral militar cartaginesa e fez com que os romanos recuassem por determinado tempo. A figura de Aníbal se consolida enquanto grande estrategista militar após essa vitória.  Entretanto os Romanos vencem as Guerras Púnicas, destruindo Cartago e se consolidando como maior potência do mediterrâneo na época.

Na imagem: representação gráfica da estratégia militar usada pelo exercito cartaginês.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Merlim Malacoski, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Tiago Tavares e Silva

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.