21 de Setembro de 1792

A Revolução Francesa foi um dos episódios cujas consequências ainda conseguimos ouvir, mesmo quase 250 anos depois de seus acontecimentos. A luta dos revolucionários e revolucionárias que lutaram para acabar com o Ancien Régime, ou seja, uma sociedade injusta, excludente e centralizada na nobreza, ainda nos serve de exemplo de como devemos nos portar com as mais diversas injustiças.
Apesar da data mais conhecida da Revolução ter sido a Tomada da Bastilha em 14 de Julho de 1789 – data que é comemorada anualmente na França – foi no dia 21 de Setembro de 1792 em que a Convenção Nacional proclama a abolição da monarquia.
A proposição surgiu após a Batalha de Valmy e a tomada do Palácio da Tulherias, em 10 de agosto do mesmo ano, e foi defendido por diversos deputados e encontrou quase nenhuma resistência na Convenção Nacional. A abolição da monarquia possibilitou a implantação da Primeira República Francesa e para a Convenção Nacional passar uma série de medidas para acabar com os vestígios do Antigo Regime e laicizar o Estado e a sociedade franceses.
Na imagem foto de placa de bronze em alto relevo descrevendo a abolição da escravidão, do escultor Léopold Morice, datado de 1883, que se encontra no Monumento da República na Praça da República em Paris.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura