18 de Setembro de 1950

Há 70 anos, em 18 de setembro de 1950, Assis Chateaubriand inaugurou a primeira emissora de televisão brasileira, a TV Tupi. Pertencente aos Diários Associados, um dos maiores conglomerados de mídia da época, com diversas emissoras de rádio por todo o país além de jornais e revistas.
O evento de inauguração contou com uma equipe técnica oriunda do rádio e contou com a apresentação de Lolita Rodrigues e Lima Duarte. Muitas lendas contadas sobre este dia, incluindo a anedota de que ao finalizarem a transmissão de inauguração a equipe se deu conta de que não tinham material a ser exibido no dia seguinte, foram desmentidas pelo diretor Cassiano Gabus Mendes.
O canal ocupava a faixa 3 de São Paulo até a inauguração da TV Cultura em 1960, também pertencentes Diários Associados na época. Como a transmissão do canal 2 interferia na do canal 3, a Tupi mudou-se para o canal 4 onde ficou até encerrar suas operações em 1980, depois de diversos tropeços financeiros e trabalhistas ao longo da década de 1970 e um incêndio em 1978.
Considerada a escola que formou boa parte das áreas técnica, artística e jornalística da TV brasileira, a Tupi, como pioneira, foi o palco de momentos marcantes da cultura brasileira, como a exibição do primeiro beijo homoafetivo em uma novela, protagonizado pelas atrizes Vida Alves e Geórgia Gomide na novela Calúnia, de 1960, o que escandalizou boa parte da audiência da época.
Na imagem, a cena do beijo, tal como exibido a mais de 60 anos.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura