7 de Setembro de 1191

A Segunda Guerra Mundial foi marcada por diversos massacres e limpezas étnicas. Há registros de massacres na Europa e na Ásia, os dois principais teatros de guerra. Um desses massacres aconteceu na cidade romena de Ip, que fica na região da Transilvânia, então parte do reino da Hungria.
Entre os dia 13 e 14 de setembro soldados húngaros, que haviam reconquistado a cidade depois dos romenos terem tomado posse da cidade, mataram ao entre 152 e 158 romenos, além de 16 desertores.
A matança teria começado por conta de uma retaliação à morte de alguns soldados húngaros entretanto esses soldados foram mortos graças a uma explosão acidental feita pelo próprio exército real húngaro.
É preciso pontuar que as relações entre Hungria e Romênia datam desde a Idade Média quando a Valáquia e a Moldávia faziam parte da mesma coroa. No século 20 os dois países chegaram a travar uma guerra em 1918, e durante a Segunda Guerra Mundial chegaram a lutar contra a URSS porém a Romênia troca de lado depois das ofensivas soviéticas depois da Batalha de Stalingrado.
Ip nos mostra como somos capazes de nos matar por questões nacionais e étnicas, ainda mais em tempos de guerra.
Na imagem foto das tropas húngaras marchando sobre a região da Transilvânia dias antes do massacre de Ip.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura