15 de Setembro de 1835

Há 185, em 15 de setembro de 1835, o HMS Beagle chegou às Ilhas Galápagos no que foi sem dúvida alguma um dos momentos mais importantes da viagem que deu a base de dados que tornou possível que A Origem das Espécies fosse escrito e publicado em 1859. Lembre que a História não é composta por eventos estanques mas por processos. Porém, mesmo nestes processos, existem momentos emblemáticos que ganham grande peso no imaginário justamente pelo seu simbolismo. E a passagem de Darwin pelo arquipélago equatoriano tem grande peso não apenas grande peso para a Biologia, mas para toda a Ciência.
Entre observações geológicas (Viu grande semelhança entre os cones vulcânicos e as fundições de ferro de Staffordshire) e auxílio no mapeamento das ilhas (a missão principal do Beagle no arquipélago), Darwin coletou diversos espécimes de aves e répteis. Ao conversar com o governador da antiga colônia penal da ilha Floreana, foi informado que era possível dizer de qual ilha vinha uma tartaruga apenas pelo formato de seu casco. Na época, Darwin não deu importância à informação, mas 20 anos depois a conversa estava no seu livro mais famoso.
Sem dúvida, o que mais empolgou o naturalista foram as diferenças no formato dos bicos dos tentilhões de cada ilha. Darwin escreveu ainda na viagem entre Galápagos para o Taiti que o mais provável é que aquilo fosse um mecanismo de adaptação das aves de acordo com a fonte de alimento disponível em cada ilha. Levaria mais tempo para o cientista inglês chegar aos mecanismos da seleção natural, mas ali, boa parte da História já estava sendo feita.
Na imagem, uma foto de 2002 da tartaruga Harriet, coletada por Charles Darwin durante sua estadia nas Ilhas Galápagos em 1835.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura