7 de Setembro de 1191

Na manhã do dia 7 de setembro de 1191, após uma série de investidas e ataques por parte dos aiúbidas, acontecia nas areias costeiras nos arredores da fortaleza levantina de Arsuf um dos encontros militares entre Ricardo Coração-de-Leão e Salah ad Din, os campeões cristão e islâmico da Terceira Cruzada.
A Batalha de Arsuf mobilizou, segundo estimativas as forças cristãs eram de 11.200 homens e as forças muçulmanas eram de, pelo menos, 25.000 homens de cavalaria.
O objetivo em questão era o controle da costa palestina de Acre até Jaffa, ambas cidades estavam sob controle cruzado, e assim ou garantir postos de ataque ou de defesa de Jerusalém.
Ricardo Coração-de-Leão utilizou uma tática de ataque total contra Saladino e com a ajuda dos Cavaleiros Hospitalários, que romperam as linhas do exército aiúbida, consegue derrotar Saladino. O esforço porém se manteve infrutífera no objetivo final da Terceira Cruzada: reconquistar Jerusalém.
Com o esgotamento das forças e os ataques de Filipe II contra as posses de Ricardo, cristãos e muçulmanos negociam uma trégua de três anos, conhecida como Tratado de Jaffa, onde Salah ad Din garantia o direito de peregrinação dos cristãos do oeste, ou seja, os europeus, para Jerusalém, além de concordar com o controle cruzado na costa do Levante até o sul de Jaffa.
Na imagem óleo sobre tela A Batalha de Arsuf, assinado Eloi Firmin Feron, sem data.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura