A Batalha de Arsuf | Hoje Na História

7 de Setembro de 1191

Na manhã do dia 7 de setembro de 1191, após uma série de investidas e ataques por parte dos aiúbidas, acontecia nas areias costeiras nos arredores da fortaleza levantina de Arsuf um dos encontros militares entre Ricardo Coração-de-Leão e Salah ad Din, os campeões cristão e islâmico da Terceira Cruzada.

A Batalha de Arsuf mobilizou, segundo estimativas as forças cristãs eram de 11.200 homens e as forças muçulmanas eram de, pelo menos, 25.000 homens de cavalaria.

O objetivo em questão era o controle da costa palestina de Acre até Jaffa, ambas cidades estavam sob controle cruzado, e assim ou garantir postos de ataque ou de defesa de Jerusalém.

Ricardo Coração-de-Leão utilizou uma tática de ataque total contra Saladino e com a ajuda dos Cavaleiros Hospitalários, que romperam as linhas do exército aiúbida, consegue derrotar Saladino. O esforço porém se manteve infrutífera no objetivo final da Terceira Cruzada: reconquistar Jerusalém.

Com o esgotamento das forças e os ataques de Filipe II contra as posses de Ricardo, cristãos e muçulmanos negociam uma trégua de três anos, conhecida como Tratado de Jaffa, onde Salah ad Din garantia o direito de peregrinação dos cristãos do oeste, ou seja, os europeus, para Jerusalém, além de concordar com o controle cruzado na costa do Levante até o sul de Jaffa.

Na imagem óleo sobre tela A Batalha de Arsuf, assinado Eloi Firmin Feron, sem data.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Merlim Malacoski, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Tiago Tavares e Silva

Para todos vocês, nosso muito obrigado!


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.