6 de Setembro de 1897

Em 6 de Setembro de 1897 nascia Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, popularmente conhecido como Di Cavalcanti. Seu pai membro de uma família tradicional pernambucana e por parte de mãe possuía parentesco próximo a José do Patrocínio, abolicionista negro brasileiro.
Di Cavalcanti estudou no Colégio Pio Americano e na infância aprendeu a tocar piano. Começou seus primeiros trabalhos artísticos publicamente na Revisita Fon-Fon, com charges politicas e sociais. Em 1916 foi para São Paulo estudar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Conheceu logo os principais artistas da época, como George Fischer Elpons Mário e Oswald de Andrade.
Foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922 e em 1926 ingressou nas fileiras do Partido Comunista Brasileiro. A partir dos anos 30 Di Cavalcanti começa a rodar o mundo com sua “Arte de Vanguarda”, calcada no urbano, no cubismo e nas referencias modernistas. Foi um árduo combatente da Arte Abstracionista, com artigos e tratados. Ficou conhecido pela sua representação do povo brasileiro.
Suas ilustrações estiveram em livros de Jorge Amado, Vinicius Moraes e outros. Foi convidado ainda para participar da I Bienal de Arte de São Paulo. Nos anos 50 Di Cavalcanti era reconhecido no mundo inteiro, com obras em museus de todo o globo. Em 1964 chegou a embarcar para ser adido cultural na França, indicação feita por Jango, mas não assumiu o cargo por conta do Golpe Militar. Faleceu no Rio de Janeiro em 26 de outubro de 1976.
Na imagem Di Calvanti sentando em frente a uma das suas obras.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura