O que é isso companheiro? | Hoje Na História

4 de setembro de 1969

Há 51 anos iniciava-se o que viria a ser um dos episódios mais marcantes na luta contra a ditadura estabelecida no Brasil em 1964. Neste dia, jovens que faziam parte do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e da Ação Nacional Libertadora (ALN), colocavam em prática um ousado plano: sequestrar o então embaixador dos EUA, Charles Burke Elbrick. Essas organizações participavam da luta armada e do movimento de resistência, utilizando como tática a guerrilha urbana. Eles tinham como principal objetivo acabar com o regime vigente e restabelecer a democracia.

O MR-8 ganhou grande destaque nas mídias nacionais e internacionais, chamando a atenção mundial para os questões relacionadas aos excessos cometidos pelo governo brasileiro. Os integrantes que compuseram a ação, executaram com sucesso seu intento. Para libertar o embaixador, foram feitas duas exigências. A primeira era a liberação de 15 prisioneiros políticos, componentes de diversos setores da sociedade. A segunda era a publicação de uma carta manifesto, enviada para as autoridades, que deveria ser lida em rede nacional, tanto no rádio como na televisão. Ali eles assumiam a autoria do sequestro e denunciavam vários crimes cometidos pela Ditadura, chamando a atenção para a tortura e o desaparecimento de pessoas.

Apesar de saber o local onde o embaixador era mantido preso, as autoridades decidiram atender às demandas do MR-8 e da ANL, por temerem que Elbrick viesse a ser morto. O diplomata foi solto próximo aos estádio do Maracanã em um dia de jogo logo após a chegada dos exilados no México. Esses fatos foram extensamente descrito no livro de Fernando Gabeira – ex-integrante do MR-8 e participante ativo da ação – O que é isso companheiro?. O filme homônimo e baseado na obra foi produzido em 1997.

Na foto vemos os presos políticos que estavam na lista do MR-8 e da ALN no momento em que estavam indo para o exílio no México.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.