25 de Agosto de 1609

Há 491 anos, em 25 de agosto de 1609, Galileu Galilei apresentava sua invenção, o telescópio no Senado de Veneza. Era a primeira demonstração pública de sua “invenção”. A partir deste dia, passamos a ver cada vez mais longe, procurando o nosso lugar na imensidão do Cosmo.
Escrevo criação entre aspas porque Galileu não o inventou de fato. Tubos com lentes eram usados desde o século X para enxergar objetos além da visão a olho nu. Mas sempre para fins militares, como o monitoramento de tropas e a vigilância de fronteiras e pontos estratégicos.
A novidade está no fato de que Galileu foi o primeiro a trazer esse instrumento para a ciência , usando-o de forma puramente científica e concebendo-o como um aprimoramento de nossos sentidos. A filosofia medieval na verdade havia ignorado as lentes ópticas, considerando-as um bem para os doentes, para os idosos, para fazer truques durante as feiras.
As lentes não eram consideradas confiáveis, e sim enganosas, capazes de distorcer a realidade visível, pois muitos acreditavam que os olhos que Deus teria nos dado eram suficientes para ver as coisas e, portanto, não havia necessidade de mais refinamentos. Mas Galileu teve a grandeza de enfrentar este consenso e olhar adiante e mais alto. E assim elevamos a nossa visão, e através das lentes do velho toscano, os corpos celestes passaram a nos responder.
Na imagem, retrato de Galileu Galilei, de Domenico Tintoretto, 1607.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura