Jacobinos Negros| Hoje Na História

22 de Agosto de 1791

Em 22 de Agosto de 1791 se iniciava o processo de Revolução Haitiana, inspirada no ideário iluminista.  A França que dois anos antes fizera sua revolução burguesa, com uma participação das massas que quase extrapolou os limites do seu caráter burguês, agora se via de frente com o processo libertação colonial do Haiti –  até então chamada Colônia de São Domingo – inspirado pelo ideário iluminista e humanista do qual foi um centro de irradiação mundial. Os Jacobinos Negros queriam que os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade valessem para toda humanidade, não somente para o ocidente branco que se pretendia o universal. O “fantasma” da Revolução Haitiana arrepiou de medo escravistas no mundo todo.

As revoltas no Haiti sempre aconteceram, a resistência dos escravizados foi permanente de diversas formas na colônia. Porém, sob a liderança de Toussaint L’Ouverture e com um projeto de libertação mais delimitado, com o acumulo de lutas de centenas de anos e própria Revolução Francesa ensejaram um movimento libertador e revolucionário. As nações europeias, bem como a França revolucionária e os EUA negaram o direito a humanidade dos haitianos, com intervenção militar e um bloqueio comercial comandado pelos EUA.

A luta firme do povo haitiano se desenrolou até 1804, ano em que conseguiram de fato a independência. O país vem sofrendo com suas contradições internas desde então, mas o colonialismo e posteriormente o imperialismo nunca deram trégua para o país, intervindo por séculos com a desculpa de levar a “ordem e a democracia”. Até mesmo o Brasil já mandou tropas na controversa “missão de paz” que protegia empresários e reprimia o povo haitiano. O livro de  C. R. L. James Os Jacobinos Negros é uma ótima leitura introdutória para quem quer conhecer  o processo.

Na imagem representação artística do líder da revolução Toussaint L’Ouverture.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.