A Rainha do Egito está Morta | Hoje Na História

12 de Agosto de 30 a.C.

Muito já foi dito e especulado sobre essa figura bastante emblemática da Antiguidade. Cleópatra VII Filopátor, foi faraó do Egito entre os anos de 51 a.C. e 30 a.C., ano de sua morte, reinado em uma época bastante conturbada. Sua associação com a então decadente República Romana é lendária, pois ela teria se envolvido emocionalmente com dois de seus líderes: primeiro com Caio Júlio César e, posteriormente, Marco Antônio.

Devemos lembrar que a visão que chegou para nós de Cleópatra pouco condiz com a sua figura histórica. Primeiro porque as fontes documentais são escassas; segundo porque a maioria esmagadora delas foram escritas por romanos que tinham uma visão bastante negativa de sua figura; e terceiro porque não temos uma visão egípcia que serviria de contraponto.

O que sabemos é que ela foi uma mulher de grande poder e ambição política. Manteve um relacionamento com César para permanecer como faraó em um momento em que o Egito encontrava-se em verdadeira confusão, devido as disputas políticas entre os filhos de Ptolomeu XII, pai de Cleópatra. Com o general romano, teve supostamente um filho que nomeou Ptolomeu XV Cesárion, em uma clara tentativa de torná-lo sucessor do pai, adquirindo poder sobre o Senado Romano, o que de fato não ocorreu uma vez que, Júlio César nunca admitiu publicamente a paternidade e nomeou seu sobrinho neto, Otaviano, como seu herdeiro.

Seu casamento com Marco Antônio também foi bastante conturbado e sua postura de liderança e protagonismo, desagradava bastante a sociedade romana que possui uma mentalidade bastante misógina no que se referia ao papel que uma mulher deveria desempenhar no que concerne à política e, principalmente, à liderança e participação guerra.         

Na imagem, vemos Cleópatra, vestida como faraó, apresentando ofertas à deusa Ísis . Estela datada de 51 a.C. Louvre, Paris.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.