12 de Agosto de 30 a.C.

Muito já foi dito e especulado sobre essa figura bastante emblemática da Antiguidade. Cleópatra VII Filopátor, foi faraó do Egito entre os anos de 51 a.C. e 30 a.C., ano de sua morte, reinado em uma época bastante conturbada. Sua associação com a então decadente República Romana é lendária, pois ela teria se envolvido emocionalmente com dois de seus líderes: primeiro com Caio Júlio César e, posteriormente, Marco Antônio.
Devemos lembrar que a visão que chegou para nós de Cleópatra pouco condiz com a sua figura histórica. Primeiro porque as fontes documentais são escassas; segundo porque a maioria esmagadora delas foram escritas por romanos que tinham uma visão bastante negativa de sua figura; e terceiro porque não temos uma visão egípcia que serviria de contraponto.
O que sabemos é que ela foi uma mulher de grande poder e ambição política. Manteve um relacionamento com César para permanecer como faraó em um momento em que o Egito encontrava-se em verdadeira confusão, devido as disputas políticas entre os filhos de Ptolomeu XII, pai de Cleópatra. Com o general romano, teve supostamente um filho que nomeou Ptolomeu XV Cesárion, em uma clara tentativa de torná-lo sucessor do pai, adquirindo poder sobre o Senado Romano, o que de fato não ocorreu uma vez que, Júlio César nunca admitiu publicamente a paternidade e nomeou seu sobrinho neto, Otaviano, como seu herdeiro.
Seu casamento com Marco Antônio também foi bastante conturbado e sua postura de liderança e protagonismo, desagradava bastante a sociedade romana que possui uma mentalidade bastante misógina no que se referia ao papel que uma mulher deveria desempenhar no que concerne à política e, principalmente, à liderança e participação guerra.
Na imagem, vemos Cleópatra, vestida como faraó, apresentando ofertas à deusa Ísis . Estela datada de 51 a.C. Louvre, Paris.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura