Revolta dos 18 do Forte de Copacabana | Hoje Na História

5 de Julho de 1922

A revolução de 1922 – Hora do Povo

Há 98 anos acontecia a Revolta do Forte de Copacabana. A revolta foi planejada para derrubar o Presidente Arthur Bernardes, eleito em 1921. Para além do episodio das cartas ofensivas ao Marechal Hermes da Fonseca, Presidente do Clube Militar e muito popular no meio, a revolta representa uma das primeiras articulações mais concretas do Tenentismo e a luta contra as oligarquias da Republica Velha por parte dos militares.

No dia 04 de Julho de 1922, o capitão do forte Euclides Hermes da Fonseca, filho do Marechal Hermes – que estava preso, prepara o forte para a revolta com outros militares. No dia 05 se inicia a revolta e o forte é bombardeado. Os trezentos revoltosos travam uma luta inglória contra três mil homens, sob a mira dos obuses. A maior parte dos militares se rende, alguns são mortos e o próprio Euclides, que fora negociar é preso. O tenente Siqueira Campos decide resistir ao lado de 17 companheiros de farda e saem do forte na icônica marcha pela Avenida Atlântica.

Alguns dos participantes da revolta se tornaram lideranças importantes no movimento tenentista e continuaram a intervir mesmo após o seu sim, como é o caso do Brigadeiro Eduardo Campos. A revolta e tenentismo mostram como sempre os militares foram uma instituição política, por vezes partidária, que se posiciona e sempre interviu na política nacional.

Na imagem: Marcha dos 18 do Forte na Avenida Atlântica


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Beatriz Aguiar, Cristina Lima, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Paula Guisard, Reverson Nascimento, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vaness Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!


Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.