Tour de France | Hoje Na História

01 de Julho de 1903

Na virada do século XIX para o XX, o maior jornal esportivo do mundo era Le Vélo. Devido, porém, aos posicionamentos antagônicos de alguns dos editores diante do “Caso Dreyfus”, parte da equipe sob a liderança por Adolphe Clément e Édouard Michelin rompeu com a revista criando um novo periódico, L’Auto.

O ciclismo tinha grande destaque na revista, Mas não conseguia alcançava os números de vendas da rival. O baixo número de vendas levou a uma reunião da equipe em 20 de novembro de 1902, para colher sugestões e escolher ações para alavancar as vendas da revista.

Foi aí que o jovem editor de ciclismo, Géo Lefèvre (1877-1961) teve a ideia de uma corrida de longa distância, que percorreria seis grandes cidades da França (Paris, Montgeron, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordeaux e Nantes) em seis dias, recebendo uma cobertura completa por parte da revista.

A corrida foi anunciada em janeiro e iniciada em 1 de julho de 1903, há 117 anos. Foi um sucesso indiscutível e vem sendo realizada ininterruptamente (com exceção dos períodos da Primeira e Segunda Guerras Mundiais). O percurso passou por diversas modificações ao longo dos anos mas ainda é tido como uma das principais competições de ciclismo do mundo.

Na imagem, foto de Maurice Garin (de braços cruzados) ganhador da primeira edição do Tour de France posa para uma foto com admiradores, após o fim da corrida, julho de 1903.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Paula Guisard, Reverson Nascimento, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.