Nasce Mário Schenberg | Hoje Na História

2 de Julho de 1904

Há 106 anos nascia no Recife o físico e crítico de arte Mário Schenberg, um dos maiores cientistas brasileiros do chamado período histórico da ciência brasileira, ao lado de nomes como José Lopes Leite, que foi seu doutorando, Cesar Lattes, que dá nome a plataforma da CNPq de currículos de pesquisadores científicos no Brasil, e Jayme Tiomno.

Schenberg é reconhecido mundialmente por conta do seu trabalho junto com o físico estadunidense George Gamow, no chamado Processo Urca, um processo astrofísico relacionado ao ganho e a perda de energia no processo de formação de supernovas.

Ele também trabalhou com o físico indiano Subrahmanyan Chandrasekhar, onde criaram uma teoria sobre a massa máxima que pode ocorrer em uma estrela sem que ocorra a fusão nuclear.

Além do seu trabalho acadêmico e científico, Schenberg também tinha um interesse muito grande pelas artes, tendo convivido com grandes nomes da arte brasileira como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Lygia Clark, Alfredo Volpi, Hélio Oiticica, entre outros.

Comunista e militante, foi filiado ao PCB durante anos, sendo perseguido e preso durante a Ditadura Civil-Militar em mais de uma oportunidade. Foi deputado estadual em São Paulo, e junto com Caio Prado Junior escreveu o projeto de lei que daria origem ao Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP.

Mario Schenberg é, sem dúvida, um dos nomes mais importantes da ciência brasileira, seja por suas contribuições na pesquisa, na academia e na sociedade.

Na imagem foto de Schenberg fumando um charuto e lendo, sem data e de autoria anônima


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Paula Guisard, Reverson Nascimento, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!


Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.