Morre Nicolau Copérnico | Hoje Na História

24 de Maio de 1543

Há exatos 477 anos, morria em Frauenburgo ou Frombork (parte da atual Polônia), Nicolau Copérnico. Membro da Igreja, matemático, médico e astrônomo, viveu dedicando-se aos estudos cosmológicos, entrando para a História por teorizar sobre o modelo astronômico conhecido como Heliocêntrico.

Em sua obra De Revolutionibus Orbium Coelestium, publicada em 1543, Copérnico levanta a hipótese de que a Terra seria mais um planeta a girar em torno do Sol. Segundo ele, o Sol estaria fixado próximo ao centro do Universo. Todos os outros corpos celestes realizariam suas órbitas ao seu redor, criando o movimento conhecido por translação. Outro ponto abordado pelo cientista em seu estudo, relaciona-se com a existência de uma inclinação no eixo da Terra, responsável por criar as diferentes estações do ano. O globo terrestre ainda possuiria para ele um movimento de rotação, ao girar em torno do seu próprio eixo.

Essas hipóteses causaram grande repercussão na sociedade da época por desafiar o modelo defendido pela Igreja Católica, associado ao Geocentrismo estabelecido por Aristóteles e Ptolomeu. Neste, a Terra seria o centro do Universo e todos os outros corpos celestes, incluindo o Sol, girariam ao seu redor.

Suas ideias foram vistas pela Igreja como subversivas, antinaturais e combatidas pela Inquisição. Elas, no entanto, serviram de referência para que Galileu Galilei, comprovando por meio de observação empírica, fundamentasse seus estudos; além de ser base para a formulação das três leis fundamentais da mecânica celeste de Johannes Kepler.

Na imagem podemos ver um esquema do modelo heliocêntrico de Copérnico.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.