23 de Maio de 1568

Há 452 anos era dado início ao processo de Guerra de Independência dos Países Baixos (Holanda) ou Guerra dos Oitenta Anos. Os Países Baixos faziam parte dos domínios espanhóis, porém as relações com a metrópole vinha de desgastando, a nobreza local e a Coroa foram tensionadas ao limites com a cobrança de impostos abusivos. A fome que grassava a região e a perseguição aos protestantes fizeram amplas camadas dos “Holandeses” a se juntarem pela independência, liderados pela nobreza local.
Guilherme I de Orange-Nassau, o Taciturno, liderou as revoltas mais importantes, evitando o confronto direito com as tropas da Espanholas, e libertando cidades importantes como Leiden. Os excessos dos calvinistas levaram as províncias do sul a formar a União de Arras (1579) e a reconciliação com a Espanha. As províncias do norte formaram a União de Atrecht e a guerra tomou contornos religiosos mais delimitados. Após a morte de Guilherme, O Taciturno (1584) Mauricio de Nassau assume a liderança da guerra. As Províncias assumiram um compromisso de guerra com a Turquia, França, Inglaterra e Espanha, o que resultou numa trégua em 1609. O reconhecimento da independência se deu no Tratado de Westfália (1648).
Na imagem representação do Cerco de Leiden.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês
Financiadores desse post
Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Giovanni Alecrim, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Lucas Prestes, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura