17 de Maio

Desde 1963 o dia 17 de maio é celebrado como o Dia da Literatura Galega (Día das Letras Galegas, no original em galego), data comemorativa das letras galegas e feriado na região. Essa data busca homenagear e prestigiar escritores contribuintes para a construção da literatura, da língua e da identidade cultural da Galícia, região no noroeste da Espanha, onde se localiza as cidades de A Coruña, Vigo e Compostela, cujas raízes políticas, linguísticas e culturais com Portugal datam desde a Idade Média.
O dia foi escolhido em homenagem ao centenário da publicação da obra Cantares Gallegos, primeira obra em galego publicado pela poeta Rosalía de Castro, que depois se tornaria uma das maiores expoentes da literatura da Galícia.
Todo ano um escritor, estudioso ou poeta é celebrado, estão elegíveis qualquer escritor morto há mais de 10 anos, esse ano, mesmo com a pandemia de covid-19, a Real Academia Galega, que organiza o evento, irá homenagear o filologista Ricardo Carballo.
Desde a sua fundação a Real Academia Galega presta honrarias e celebra um autor por ano, com exceção de 1998 quando Martín Codax, Xohán de Cangas e Mendinho foram homenageados colegiadamente em nome das cantigas medievais.
TRIVIA
As cantigas galego-portuguesas estão todas catalogadas e disponibilizadas online, com texto original, notação musical e música, essas quando disponíveis, de forma gratuita pela Universidade Nova de Lisboa.
Na imagem foto da poeta Rosalía de Castro sem data.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura