Dia da Literatura Galega | Hoje Na História

17 de Maio

Desde 1963 o dia 17 de maio é celebrado como o Dia da Literatura Galega (Día das Letras Galegas, no original em galego), data comemorativa das letras galegas e feriado na região. Essa data busca homenagear e prestigiar escritores contribuintes para a construção da literatura, da língua e da identidade cultural da Galícia, região no noroeste da Espanha, onde se localiza as cidades de A Coruña, Vigo e Compostela, cujas raízes políticas, linguísticas e culturais com Portugal datam desde a Idade Média.

O dia foi escolhido em homenagem ao centenário da publicação da obra Cantares Gallegos, primeira obra em galego publicado pela poeta Rosalía de Castro, que depois se tornaria uma das maiores expoentes da literatura da Galícia.

Todo ano um escritor, estudioso ou poeta é celebrado, estão elegíveis qualquer escritor morto há mais de 10 anos, esse ano, mesmo com a pandemia de covid-19, a Real Academia Galega, que organiza o evento, irá homenagear o filologista Ricardo Carballo.

Desde a sua fundação a Real Academia Galega presta honrarias e celebra um autor por ano, com exceção de 1998 quando Martín Codax, Xohán de Cangas e Mendinho foram homenageados colegiadamente em nome das cantigas medievais.

TRIVIA

As cantigas galego-portuguesas estão todas catalogadas e disponibilizadas online, com texto original, notação musical e música, essas quando disponíveis, de forma gratuita pela Universidade Nova de Lisboa.

Na imagem foto da poeta Rosalía de Castro sem data.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Beatriz Aguiar, Cristina Lima, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Paula Guisard, Reverson Nascimento, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vaness Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!


Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.