16 de Maio de 1955

Há 65 anos atrás, em 1955, nascia a ginasta soviética Olga Korbut, na Bielorrússia. Aos 11 anos Olga se qualificou para ingressar na Escola de Esportes da União Soviética, a menina se destacava por sua baixa estatura e por ser a mais ágil da sua turma . Antes dos 15 anos já havia conquistado medalhas de ouro em campeonatos nacionais soviéticos.
A Ginasta se destacava por inovar, buscar aprender e criar novos movimentos. Com 14 anos já havia criado o “Flip Korbut” e o “Salto Korbut”. Neste mesmo ano Korbut disputa seu primeiro Campeonato Soviético e usa novos movimentos. Recebe a quinta colocação pois os juízes entenderam que seus movimentos extrapolavam a ginastica olímpica e eram em demasiado perigosos. A partir 1972, após disputar a Olimpíada de Munique, Korbut populariza o esporte principalmente entre o público infantil. Em 1976 disputa os Jogos Olímpicos de Montreal e seu rendimento não atinge o nível esperado, por questões físicas e psicológicas, após Montreal deixa de competir.
Após o acidente de Chernobyl 1986, Korbut vai com a família para os E.U.A e presta solidariedade as vitimas do acidente, dois anos depois entra para o International Gymnastics Hall of Fame. Em 1996 participa das Olimpíadas como dirigente da delegação da Bielorrússia. Hoje com 65 anos reside no Arizona e dirige um centro de treinamento para crianças.
Na imagem: A sorridente Olga Korbut após a realizar um salto nos Jogos Olímpicos.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura