15 de Maio de 2010

Há 10 anos a velejadora australiana Jessica Watson, então com 16 anos de idade, se tornava a mais jovem pessoa a circunavegar o globo terrestre de forma solitária e sem assistência, percorrendo ao todo 23.000 milhas náuticas ao todo, sua jornada começou e terminou em Sydney e passou por diversos países da Oceania além de águas da África e da América do Sul.
Apesar de percorrer uma distância maior do que a estipulada pela Federação Internacional de Vela, que prevê para esse tipo de viagem 21.600 milhas náuticas, e ter cruzado a Linha do Equador, a organização não reconheceu o feito pois Watson não teria obedecido uma ortodromia e sim um loxodromia, basicamente a Federação alegou que Watson “navegou em linha reta” e não obedecendo a máxima circunferência do globo. Uma tecnicidade que não diminui o fato de uma garota de 16 anos, sozinha, sem assistência, a não ser por comunicação via rádio, ter conseguido navegar todo o globo terrestre. Se a FIV não reconhece o feito, pior para a FIV.
Na imagem foto de Jessica Watson datada de 13 de janeiro de 2010, durante a sua travessia do Cabo Horn, no Chile.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura