2 de Maio de 1982

Em 2 de Maio de 1982, há 38 anos atrás, o submarino nuclear britânico HMS Conqueror afundou o cruzador argentino ARA General Belgrano. O episódio é o mais emblemático da Guerra das Malvinas, mais de 300 marinheiros morreram.
Os arquipélagos austrais da costa do viria ser a Argentina foram ocupados pelo colonialismo britânico em 1833, mas desde o séc. XVII as ilhas eram alvo de disputas entre França, Reino Unido e Espanha. A Ditadura Militar Argentina agonizava com o fracasso econômico e social, seu prestígio se esgotava internacionalmente e o regime gozava de baixa popularidade entre o povo argentino. Soluções “mediadas” pela ONU vinham sendo tentadas desde os anos 60 mas não chegaram um acordo comum. Visto isso a Ditadura se usou da justa causa da soberania do território e do povo argentino para tentar alguma sobrevida atacando o imperialismo britânico militarmente, ideologizando a questão através do nacionalismo de direita.
O resultado foi um fracasso militar para os Argentinos, que ainda hoje tem que conviver com os tentáculos da rainha em seus territórios. O conflito marca um rápido avanço para o fim da Ditadura Militar Argentina. As ilhas ocupam posição estratégica no Cone Sul e recentemente reservas de petróleo foram achadas na região.
Na imagem foto do cruzador argentino ARA General Belgrano afundando após ser torpedeado.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura