3 de Maio de 1469

Há 551 anos, nascia em Florença, Itália, o filósofo e escritor Nicolau Maquiavel. De família toscana, tradicional e empobrecida, pouco se sabe dos seus anos de juventude. Estudou latim na infância e foi introduzido na matemática através do ábaco, também se dedicou ao estudo do grego antigo. Sua condição financeira restringiu o avanço de sua formação nesse momento de sua vida.
Maquiavel foi filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico. Também exerceu alguns cargos políticos sendo Secretário de Chancelaria. Essas experiências, além de seus estudos, possibilitaram que o mesmo acumulasse conhecimentos para escrever seu tratado sobre política, ainda hoje um clássico da ciência política estudado por os interessados no assunto: políticos profissionais, sociólogos e afins.
“O Príncipe” fora escrito em 1513, porém publicado postumamente em 1532, naquele momento Maquiavel viu a possibilidade da unificação da Itália. O livro descreve os 26 principados italianos, mas principalmente discute as ações e características que levariam a manteriam um príncipe no poder. O Príncipe foi dedicado a Lourenço II de Médici, o estimulando a empreitada de unificação. Outras versões dizem que Maquiavel estaria interessado na influência de Lourenço, em obter favores.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura