25 de Abril de 1974

Em 25 de Abril de 1974, há 46 anos atrás, eclodiu a Revolução dos Cravos em Portugal. Um longo processo de lutas renhidas contra o Estado fascista se arrastavam desde o Golpe Salazarista em 1933. Essas forças democráticas foram ganhando espaço, processo que iniciou sua ascendente após a Segunda Guerra Mundial.
O fascismo português passou a enfrentar problemas econômicos e as colônias em África já não geravam os mesmos lucros de sempre, pois os países africanos estavam avançando em seus processos de libertação. Os militares tiveram importante atuação na derrubada do regime, a campanha de ocupação/colonização dos países africanos gerou descontentamento nas fileiras do exército, o que os colocou em lugar de protagonismo, os descontentes da caserna ficaram conhecidos como “Capitães de Abril”
Não podemos esquecer do papel dos trabalhadores que lutavam contra a tacanha política de arrochos do Salazarismo e da atuação do Partido Comunista Português. O fim do Salazarismo pode efetivar conquistas históricas demandadas pelos trabalhadores há décadas. Porém o processo conduzido por forças social-liberais favoreceu a burguesia e enfraqueceu o potencial transformador da Revolução dos Cravos.
Na imagem: Militares revolucionários nas ruas de Portugal.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post
Beatriz Gomes, Bruno Machado, Cristina Lima, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Luiza Athayde, Natália Castilho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura