Primeira Missa no Brasil | Hoje Na História

26 de Abril de 1500

Quadro “A primeira missa no Brasil” de Victor Meireles, pintado em 1860.

Em 26 de Abril de 1500, há 520 anos, o bispo Henrique de Coimbra celebrava a primeira missa no território que virá ser o Brasil.

Após a chegada da Frota de Cabral, em 22 de abril de 1500, nas praias conhecidas hoje como o litoral da Bahia, foi organizada uma missa para o domingo de Páscoa. A missa teria ocorrido na Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, com a presença de Cabral e, do cronista da expedição, Pedro Vaz de Caminha que a descreveu na “carta a El-Rei D. Manuel”.

Segundo o Relato de Vaz de Caminha, Cabral teria ordenado a toda tripulação que participassem da missa realizada na praia. Haviam colocado uma cruz de madeira e um Altar para a missa, onde o Bispo Henrique de Coimbra celebrou a pascoa e aplicou o sermão aos marinheiros.

Vaz de Caminha ainda relata que muitos índios tupinambás se aproximavam e copiavam os gestos que os portugueses faziam, sentando para assistir a missa e fazendo o sinal da cruz. Essa proximidade dos nativos daria a entender, para os portugueses, que sua evangelização seria fácil, o que levaria a recomendação de Caminha para que eles fossem cristianizados e que os clérigos viessem logo para batiza-los.

Seria esse um episódio que daria início a fé cristã no Brasil? Ou o inicio da exploração e imposição da fé católica sobre os povos nativos?


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.