26 de Abril de 1500

Em 26 de Abril de 1500, há 520 anos, o bispo Henrique de Coimbra celebrava a primeira missa no território que virá ser o Brasil.
Após a chegada da Frota de Cabral, em 22 de abril de 1500, nas praias conhecidas hoje como o litoral da Bahia, foi organizada uma missa para o domingo de Páscoa. A missa teria ocorrido na Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, com a presença de Cabral e, do cronista da expedição, Pedro Vaz de Caminha que a descreveu na “carta a El-Rei D. Manuel”.
Segundo o Relato de Vaz de Caminha, Cabral teria ordenado a toda tripulação que participassem da missa realizada na praia. Haviam colocado uma cruz de madeira e um Altar para a missa, onde o Bispo Henrique de Coimbra celebrou a pascoa e aplicou o sermão aos marinheiros.
Vaz de Caminha ainda relata que muitos índios tupinambás se aproximavam e copiavam os gestos que os portugueses faziam, sentando para assistir a missa e fazendo o sinal da cruz. Essa proximidade dos nativos daria a entender, para os portugueses, que sua evangelização seria fácil, o que levaria a recomendação de Caminha para que eles fossem cristianizados e que os clérigos viessem logo para batiza-los.
Seria esse um episódio que daria início a fé cristã no Brasil? Ou o inicio da exploração e imposição da fé católica sobre os povos nativos?

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura