Primeira Missa no Brasil | Hoje Na História

26 de Abril de 1500

Quadro “A primeira missa no Brasil” de Victor Meireles, pintado em 1860.

Em 26 de Abril de 1500, há 520 anos, o bispo Henrique de Coimbra celebrava a primeira missa no território que virá ser o Brasil.

Após a chegada da Frota de Cabral, em 22 de abril de 1500, nas praias conhecidas hoje como o litoral da Bahia, foi organizada uma missa para o domingo de Páscoa. A missa teria ocorrido na Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, com a presença de Cabral e, do cronista da expedição, Pedro Vaz de Caminha que a descreveu na “carta a El-Rei D. Manuel”.

Segundo o Relato de Vaz de Caminha, Cabral teria ordenado a toda tripulação que participassem da missa realizada na praia. Haviam colocado uma cruz de madeira e um Altar para a missa, onde o Bispo Henrique de Coimbra celebrou a pascoa e aplicou o sermão aos marinheiros.

Vaz de Caminha ainda relata que muitos índios tupinambás se aproximavam e copiavam os gestos que os portugueses faziam, sentando para assistir a missa e fazendo o sinal da cruz. Essa proximidade dos nativos daria a entender, para os portugueses, que sua evangelização seria fácil, o que levaria a recomendação de Caminha para que eles fossem cristianizados e que os clérigos viessem logo para batiza-los.

Seria esse um episódio que daria início a fé cristã no Brasil? Ou o inicio da exploração e imposição da fé católica sobre os povos nativos?


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.