Isabel, a Católica | Hoje Na História

22 de Abril de 1451

Isabel I de Castela e Leão foi uma das maiores estadistas da Idade Moderna. Nascida a 569 anos, ela lançou as bases para a unificação dos reinos que hoje compõe a Espanha, juntamente com seu marido Fernando II de Aragão. Considerada por muitos a rainha com maior poder de todos os tempos, Isabel tinha um caráter forte e era extremamente conservadora. Foi um braço forte da Igreja Católica, realizando guerras de reconquista contra os muçulmanos – como a tomada de Granada – além de expulsar judeus de seus domínios e apoiar a Santa Inquisição.

Conseguiu por meio de reformas e guerras civis submeter nobres senhores de terra ao seu comando, centralizando o poder político em suas mãos. Durante seu reinado, houve um grande crescimento econômico e uma grande diminuição da criminalidade. Acreditou nas teorias de Cristóvão Colombo e financiou a expedição que tornaria boa parte do continente americano propriedade da Espanha.

Sempre que possível, Isabel participava das guerras cavalgando com seu marido e filhos pois acreditava que os monarcas deviriam estar próximo aos comandados como forma de estímulo e cuidado. Não se pode negar que ela foi responsável por tornar a Espanha a maior potência do mundo, mas a que o custo?

Acima, pode-se ver a pintura de Isabel de Castela que foi corada rainha aos 23 anos, gerando uma guerra pela sucessão ao trono entre ela e sua sobrinha Joana. Dona Isabel a Católica morta em 1504. Pintura de Luis de Madrazo, 1848.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.