Assassinato de Abraham Lincoln | Hoje Na História

14 de Abril de 1865

Há 155 anos, no dia 14 de abril de 1865, o 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, assistia a peça teatral Our American Cousin, no Teatro Ford , em Washington, quando o ator John Wilkes Booth entrou em seu camarote, alvejando-o na nuca. Lincoln morreu no dia seguinte às 7:22 da manhã, em uma casa diante do teatro. Ele foi o primeiro presidente dos EUA a ser assassinado, com seu funeral e enterro marcando um longo período de luto dos norte-americanos.

Ocorrido a um mês do fim da Guerra Civil Americana, o assassinato fazia parte de uma conspiração maior destinada a reacender a causa confederada, eliminando as três autoridades mais importantes do governo dos Estados Unidos. Os conspiradores Lewis Powell e David Herold foram designados para matar o Secretário de Estado William H. Seward e George Atzerodt foi encarregado de matar o vice-presidente Andrew Johnson, que assumiu a presidência com a morte de Lincoln.

Mas a trama fracassou no que ia além da morte do presidente: Seward foi apenas ferido levemente por Powell e Herold, enquanto Atzerodt perdeu a coragem de matar Johnson. Após uma fuga espetacular até a Virgínia, Booth foi morto no clímax de uma caçada humana de 12 dias. Powell, Herold, Atzerodt e Mary Surratt (dona da pensão que os conspiradores usavam como casa segura e para planejar os assassinatos) foram posteriormente enforcados por seus papéis na conspiração.

Na imagem, estátua de Abraham Lincoln, localizada ao fim das escadarias do Lincoln Memorial, esculpida por Attilio Piccirilli e Daniel Chester French em 1920.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.