Expulsão dos Nazis da Hungria pelo Soviéticos | Hoje Na História

4 de Abril de 1945

Bundesarchiv Bild 146-1986-064-15, Ungarn, Straßenkämpfe, ungarische Pak.jpg

Em 04 de Abril de 1945, há 75 anos, o Exército Vermelho expulsou as tropas nazistas da Hungria. Após a crise de 1929 a Hungria se aproxima do chauvinismo e nos anos 30 passa a se aproximar do Nazismo. A partir dessa aproximação o país reivindica o seu quinhão colonial e consegue ocupar alguns territórios na República da Tchecoslováquia, República Eslovaca e Reino da Romênia. Em 1941 são pressionados pelo Eixo a assumir uma posição pública de apoio e chegam a participar da Operação Barbarossa e da invasão da Iugoslávia

Como o desenrolar do conflito e com a virada soviética, a Hungria começa a negociar secretamente em 1944 sua rendição e apoio às tropas aliadas. Os nazistas descobrem o plano e o governo Húngaro é obrigado a retroceder nas negociações. Com o avanço das tropas soviéticas em 1944 os nazistas são obrigados a se retirar e as tropas húngaras que ainda apoiavam os nazis foram expulsas. O processo se finda em abril de 1945, com a vitória do Exército Vermelho na Grande Guerra Patriótica. 

Na Imagem Soldados húngaros armados com um canhão 7.5 cm Pak 40 guarnecendo uma posição em Budapeste, 1945.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.