O ultimo discurso de King | Hoje Na História

03 de Abril de 1968

O Dr. Martin Luther King Jr em sua última aparição pública no Mason Temple, em Memphis, no dia 3 de abril de 1968.

Em 3 de Abril de 1968, O Dr. Martin Luther King Jr. fazia o seu ultimo discurso, o “I’ve Been to the Mountaintop”, na sede da Igreja mundial de Deus em Cristo, em Memphis no estado sulista do Tennessee.

Martin Luther King Jr. foi um pastor protestante, batista, e ativista político norte americano que se tornou o grande líder do movimento aos direitos civis nos Estados Unidos, a partir de 1955. Em fevereiro de 1968 os agentes sanitários (no Brasil conhecidos como Garis) da cidade de Memphis haviam iniciado uma greve de saneamento a partir da morte dos trabalhadores Echol Cole e Robert Walker em compactadores de lixo. Eram cerda de 1300 trabalhadores negros que iniciaram a greve em 11 de fevereiro de 1968, revindicando melhores salários e condições de trabalhos, lembrados pelo lema, e grito de ordem, “I am a Man”. King foi até a cidade para apoiar a greve e realizar o uma marcha pela cidade em 4 de abril. Na noite do dia 3 de abril ele foi até a sede da Igreja mundial de Deus em Cristo para participar da reunião daquela noite. Não estava programada para que ele discursasse, mas foi convidado e ele aceitou. O discurso ficou conhecido como “I’ve Been to the Mountaintop” (em uma tradução livre: Eu Estive No Topo da Montanha) onde ele apoiou a greve e fez um apelo à união entre os ativistas negros, ações econômicas, boicotes e uma adesão aos protestos não-violentos.

“Saia e diga aos seus vizinhos para não comprar Coca-Cola em Memphis. Vá e diga a eles para não comprarem o leite Sealtest. Diga a eles para não comprarem – qual é o outro pão? Pão maravilhoso. E qual é a outra empresa de pão, Jesse? Diga a eles para não comprar o pão de Hart. Como Jesse Jackson disse, até agora, apenas os lixeiros têm sentido dor; agora devemos meio que redistribuir a dor”.

No dia seguinte, Martin Luther King fora assassinado enquanto estava na varanda do seu quarto no Lorraine Motel. Um tiro de espingarda disparado por James Earl Ray acertou King na mandíbula. James seria preso meses depois em Londres, quando tentava fugir, porém a família de King acredita se tratar de uma conspiração do governo dos EUA, a máfia e a polícia de Memphis como alegou Loyd Jowers, propretário de um restaurante próximo ao local do assassinato de King. Para eles o Earl Ray seria apenas um bode expiatório.

No Fim do seu discurso King parece discutir sobre uma morte prematura.

“Como qualquer pessoa, eu gostaria de viver uma vida longa. A longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isso agora. Eu só quero fazer a vontade de Deus. E ele me permitiu subir a montanha. E eu olhei. E eu vi a Terra Prometida. Eu posso não chegar lá com você. Mas quero que você saiba hoje à noite que nós, como povo, chegaremos à terra prometida!
E então eu estou feliz esta noite.
Eu não estou preocupado com nada.
Não tenho medo de nenhum homem.
Meus olhos viram a glória da vinda do Senhor”…

Na imagem O Dr. Martin Luther King Jr em sua última aparição pública no Mason Temple, em Memphis, no dia 3 de abril de 1968.

Caso queira aqui vai um link para o discurso completo: https://www.nytimes.com/interactive/2018/04/02/us/king-mlk-last-sermon-annotated.html


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.