2 de Abril de 1983

Em 02 de abril de 1983, há exatos 37 anos, morria a cantora Clara Nunes.
Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes, nasceu no ano de 1942, no interior de Minas Gerais. Ganhou seu primeiro concurso de canto, em sua cidade, no ano de 1952. Logo depois, em 1960, começou a participar de programas de rádio, como Degraus da Fama. Venceu a fase mineira do concurso A Voz de Ouro ABC e obteve o terceiro ligar na etapa de São Paulo. Foi ficando mais conhecida. Chegou a participar do programa de TV da Hebe, em Belo Horizonte. E teve um programa de televisão próprio chamado Clara Nunes Apresenta, no ano de 1963.
Acabou se mudando para o Rio, para obter mais sucesso, e participou de mais programas de TV, como o do Chacrinha. Cantava boleros antes de partir para o samba de fato. Já havia gravado uma musica em um disco com outro(a)s artistas, mas seu primeiro disco lançado, feito de samba-canções e boleros, foi o A Voz Adorável de Clara Nunes. Cantou muitas músicas para a Portela.
Converteu-se a umbanda, fato que influenciou também suas músicas, assim, como a dança e as tradições africanas.
Vendeu mais de 100 mil copias de seus discos, entre suas mais conhecidas músicas estão:
Feira De Mangaio (1979), O Mar Serenou (1975), Conto de Areia (1974), Morena de Angola (1980). Entre outras, sendo considerada uma admirável cantora e compositora brasileira. Importante figura do samba, da MPB, e principalmente, por ser porta voz da musica e da cultura afro-brasileira. Levando a voz e a tradição do povo e dos negros para os palanques do Brasil e do mundo.
Clara Nunes deixa obras lindas, ricas e importantíssimas para a diversidade e representatividade cultural brasileira.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
