Soberana de Dois Reinos | Hoje Na História

1 de Abril de 1204

Há 816 anos chegava ao fim a vida de um dos maiores ícones femininos da história medieval. Rainha da França e da Inglaterra, Leonor de Aquitânia derrubou tabus e se impôs em uma sociedade exclusivamente masculina. Vista como perversa e perigosa por muitos, inclusive por seus dois maridos (Luís VII da França e Henrique II da Inglaterra), seu poder se estendeu pelo ducado em que comandava, influenciando a distância inclusive seu filho mais amado, Ricardo Coração de Leão.

Aos olhos daquela sociedade, Leonor era uma mulher subversiva por não aceitar o papel que deveria desempenhar enquanto mulher: o de propriedade. Primeiro do pai e depois do marido. A duquesa criou em torno de si um ambiente favorável ao desenvolvimento e ao fomento da literatura que inaugurava e exaltava o perturbador amor cortês. As regras corteses expressas nas cantigas causaram um rebuliço na sociedade medieval uma vez que traziam ideias bastante peculiares no que se referia a fidelidade/adultério, castidade, casamento e a subserviência masculina.

Na imagem podemos ver o monumento fúnebre de Leonor de Aquitânia na abadia de Fontevraud, França. Junto dela está o monumento destinado aos restos de seu marido Henrique II.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Beatriz Aguiar, Cristina Lima, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Paula Guisard, Reverson Nascimento, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vaness Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.