Cerco de Paris de 845 | Hoje Na História

29 de Março de 845

No dia 29 de março de 845 há 1175 anos, um Domingo de Páscoa, começava o Cerco de Paris de uma frota de piratas vikings, essa frota foi supostamente liderada por Ragnar Lodbrok, ou Lothbrok (Ragnarr Loþbrók em nórdico antigo e Ragnar Loðbrók em islandês contemporâneo), personagem mítico das sagas escandinavas, cuja existência não é motivo de consenso entre os historiadores. Ao que se sabe, segundo as fontes francas, é que o ataque de 845 e o subsequente cerco de Paris foi liderado por um chefe dinamarquês chamado Reginherus, nome latinizado de Ragnar. Esse ataque não foi o primeiro contra as forças francas, eles ocorreram desde 799, dez após os primeiros ataques vikings conhecidos, em Portland, na região britânica de Dorset. Os dinamarqueses romperam as forças de defesa francas em Rouen, as forças de Carlos, o Calvo, foi divida em duas divisões, uma em cada margem, com a derrota e sacrifício dos derrotados para Odin, a outra divisão acabou se debelando, com isso os piratas vikings subiram o Sena chegando em Paris no dia 29 de março, algumas fontes apontam ainda o dia 28. As forças de Ragnar entram e saqueiam a cidade levando Carlos, o Calvo, a fazer um acordo e entregar 7.000 libras francas, cerca de 2.5 toneladas, de ouro e prata, para os dinamarqueses. Esse pagamento foi o primeiro de uma série de taxas pagas aos dinamarqueses conhecidas como danegeld.

Trivia: Você sabia que apesar da representação na cultura pop dos vikings como homens brutos e sanguinários a maioria deles era formada por fazendeiros que buscavam abrigo e terras férteis.

Trivia bônus: Há um debate muito grande na historiografia sobre se os vikings formavam ou um povo a parte ou uma ocupação, um misto de fazendeiro com marinheiro e guerreiro, dos escandinavos.

Na imagem foto do ator australiano Travis Fimmel caracterizado como o personagem Ragnar Lothbrok no seriado Vikings


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.