Término do Shahnameh | Hoje Na História

Hoje Na História, 8 de Março de 1010

Supostamente em 8 de março de 1010, há 1010 anos, o poeta persa Ferdowsi terminava uma dos poemas épicos mais célebres de toda história mundial: o Shahnameh, também conhecido como Épica dos Reis ou Livro dos Reis nos países lusófonos. Composto entre 977 e 1010, o Shahnameh tem ao todo aproximadamente 50.000 dísticos – versos rimados em pares formando estrofes de dois versos ou rimando uma estrofe com a de cima. O livro é considerado o épico nacional da região do atual Irã e da região conhecida como Grande Pérsia, ou seja, na região cuja influência da cultura persa fora enorme. A Grande Pérsia embarca áreas de países como Azerbaijão, Geórgia, Afeganistão, Armênia, Turquia e do Daguestão. O livro, que contém tanto uma narrativa mítica quanto heróica, narra desde a criação do mundo até a conquista árabe da Pérsia, no século VII e.c., contando assim a história de todo Império Persa. O Shahnameh é reivindicado como poema épico nacional em diversos dos países citados, principalmente no Irã moderno, no Azerbaijão e no Afeganistão, e consta no rol de textos como a Bíblia, o Mahabharata, o Beowulf, a Eneida, o Martín Fierro e o nosso Uraguai.

Na imagem uma página de uma cópia manuscrita e ilustrado no estilo árabe do Shahnameh datado de cerca de 1020


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.