Massacre de Hama | Hoje Na História

Em 2 de fevereiro de 1982, há exatos 38 anos, aconteceu o Massacre de Hama.

Hama é uma cidade localizada nas margens do rio Orontes, na região oeste da Síria. Foi caminho das rotas comerciais entre a Ásia e Grécia.
Os conflitos começaram quando grupos sunitas em Hama, com o auxilio da Irmandade Muçulmana, criaram uma frente de resistência contra seus opositores xiitas, contra o golpe e o regime do então presidente da Síria, Hafez al-Assad, que era Alauita, e membro do Partido Baath. Mesmo sendo minoria, os Alauitas tinham domínio total do país.
Em 1980, pouco antes, a capital Damasco tornou crime a afiliação na irmandade. E os rebeldes sunitas tiveram um tentativa fracassada de matar o presidente.
No dia 2 de fevereiro os rebeldes sunitas tomam a frente e atacaram as forças de segurança de Assad, assassinando centenas de oficiais. Assim, declaram Hama como uma cidade livre, desafiando o governo.
No entanto, ao saberem do ocorrido, Damasco enviou milhares de tropas do exército sírio para o local, sob comando do Geral Rifaat al-Assad, irmão mais novo do presidente Assad. E em menos de uma semana a cidade tinha sido praticamente dizimada, se encontrava devastada, em escombros.
Em menos de um mês Hama concentrou mais de 40 mil mortes, em sua maioria civis.
Hafez al-Assad morreu em 2000 vitima de infarto. No entanto, seu filho e sucessor Bashar al-Assad assumiu o poder, e deu seguimento ao regime.
O massacre de Hama é constantemente lembrado, e mesurado em protestos e conflitos contra o governo, como os da Primavera Árabe, A Guerra Civil Síria, entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.