Nasce E.P. Thompson | Hoje Na História

Hoje Na História, 3 de Fevereiro de 1924

Há 96 anos, em 3 de fevereiro de 1924, nascia em Oxford, Reino Unido, o historiador e ativista político E.P. Thompson, um dos nomes mais importantes da historiografia marxista do século XX. Dono de uma bibliografia que se expandiu por 40 anos, estudando principalmente história social e história do trabalho, Thompson é reconhecido, principalmente, pelos clássicos “Formação da Classe Operária Inglesa”, um estudo sobre o período formativo do proletariado inglês, entre os anos 1780 e 1832, e “Costumes em Comuns”, uma coletânea de ensaios sobre a cultura popular. Depois de servir o exército britânico, Thompson estudou na Chorpus Christi College, ligado a Universidade de Cambridge, onde ele entrou para o Partido Comunista Britânico, onde formou, em 1946, junto com Christopher Hill, Eric Hobsbawm, Rodney Hilton, Dona Torr, entre outros, o Communist Party Historians Group, um grupo de historiadores dispostos a fazer uma história a partir dos “debaixo”, usando a história como ferramenta formativa de consciência de classe. Thompson também foi um dos fundadores da revista Past and Present, uma das influentes e reconhecidas dentro da ciência histórica. Além da sua atuação como historiador e intelectual, Thompson também foi um militante político influente, principalmente entre os círculos comunistas dissidentes após o 20º Congresso do Partido Comunista Soviético, sendo um membro ativo do grupo conhecido como New Left.

Na imagem foto de Thompson em um comício pacifista e anti-armas nucleares datado de 1980 na região de Oxford


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.