Exílio de Dante Alighieri | Hoje na História

Hoje na História, 27 de Janeiro de 1302.

Há 718 anos, em 27 de janeiro de 1302, o poeta e filósofo florentino Dante Alighieri, célebre, principalmente, pela composição da Divina Comédia, poema que narra a viagem de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, sendo guiado primeiro por Ovídio e depois por Beatriz, sua amada, contendo diversas metáforas e simbolismo típicos da literatura medieval – se é que é possível pensar em uma literatura medieval, mas isso é tema para outro texto – era exilado de Florença por conta de sua atividade política. Dante, assim como quase todo florentino, foi muito ativo nos conflitos envolvendo os guelfos e gibelinos, e depois da vitória do partido dos guelfos esse rachou em duas facções, a dos guelfos brancos (partido de Dante) e dos guelfos negros (partido do podestà Cante dei Gabrielli), e por conta desse racha, e o envolvimento dos Valois e do papas nos assuntos políticos, Dante acabou sendo julgado e condenado ao exílio perpétuo, que poderia ser revogado caso ele pagasse uma multa, a qual ele se recusava a para acreditar ser inocente. Durante o seu exílio Dante viveu em diversas cidades do norte da Península Itálica, como Ravenna e Lucca, exilado e amargurado pelo tratamento recebido, Dante iria acabar compondo sua obra máxima, a citada Divina Comédia. Alighieri morre em Veneza, provavelmente vítima da  malária, em setembro, a data precisa é contestada, de 1351.

Na imagem: retrato póstumo de Dante, assinado por Sandro Botticelli e datado de 1495.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.