Excomunhão de Martinho Lutero | Hoje Na História

Hoje Na História, 3 de Janeiro de 1521

No dia 3 de Janeiro de 1521, há 499 anos, a bula papal Decet Romanum Pontificem, que excomungava o monge e teólogo alemão Martinho Lutero, era emitido por Leão X. Lutero é conhecido por ter sido um dos principais nomes da Reforma Protestante, inclusive tendo inaugurado uma tradição cristão em seu nome, o luteranismo. Leão X excomunga Lutero por não ter comprido as ordens estabelicidas em uma bula anterior, a Exsurge Domine, datada de 15 de junho de 1520, onde o papa exigiu que Lutero se retratasse sobre 41 de suas famosas Noventa e Cinco Teses, cuja publicação praticamente deram início à Reforma. Lutero ignora a bula de 1520 e a queima publicamente em dezembro de 1520, o que leva à emissão da Decet Romanum Pontificem. A excomunhão de Lutero até hoje é assunto de de controvérsia entre a Federação Mundial Luterana e a Igreja Católica de Roma, apesar de entrarem em consenso sobre a salvação pela graça em Cristo, os católicos alegam que não é possível anular a excomunhão de pessoas que não estão vivas.

Você acha possível que é possível uma solução sobre a questão da excomunhão de Lutero pela Igreja de Roma? Deixe a sua opinião nos comentários!

Na imagem foto da bula Decet Romanum Pontificem, depositada nos Arquivos do Vaticano


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.