Hoje Na História, 2 de Janeiro de 1865

No dia 2 de Janeiro de 1865, há 155 anos, dentro do contexto da Guerra contra Aguirre, chegava ao fim o Cerco de Paysandú, importante passagem do conflito que serviu de ensaio geral para a Guerra do Paraguai. O cerco se iniciou em 3 de dezembro de 1864, quando as forças brasileiras, lideradas por Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, e orientais, lideradas por Venancio Flores estabeleceram um bloqueio à cidade de Paysandú por terra e mar, impossibilitando a entrada e saída de mercadorias e pessoas por quase um mês. As forças coloradas, apoiadas pelo império brasileiro, tinham um total de uma corveta, quatro canhoneiras, cerca de 3.000 homens, entre marinheiros e soldados, e 34 canhões, já as forças federalistas, apoiadas por Solano López, tinha cerca de 1.250 homens e 15 canhões. Ao todo o Cerco de Paysandú deixou cerca de 600 mortos ao todo, e a Guerra do Paraguai se encerrou em fevereiro do mesmo ano, com os blancos, nome dado ao Partido Federalista, sendo deposto, e servindo de pretexto para que Solano López se radicalizar ainda mais, levando ao maior conflito armado do cone sul da América do Sul.
A Guerra contra Aguirre e a Guerra do Paraguai foram episódios importantíssimos da nossa história, qual a sua opinião sobre essa série de conflitos na bacia do rio da Prata?
Na imagem gravura ilustrando a queda de Paysandú, publicada no jornal francês L’Illustration, vol. XLV, nº 1.151

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
