Nasce Jacques Le Goff | Hoje Na História

em

Hoje Na História, 1 de Janeiro de 1924

No dia 1 de Janeiro de 1924, há 96 anos, nascia em Toulon, França, o historiador Jacques Le Goff. Graduado pela École Normale Supérieure, de Paris, Le Goff teve com um dos seus mentores intelectuais e metodológicos Marc Bloch, mostrando assim uma influência dos Annales, considerado um dos seus líderes e continuadores. Foi diretor da École des Hautes Études en Sciences Sociales entre 1972, sucedendo Fernand Braudel, e 1977, sendo sucedido por François Furet. Durante os anos 1970, Le Goff, juntamente com Pierre Nora, lançou as bases do movimento conhecido como Nouvelle Histoire, a Nova História. Buscando se utilizar de uma história antropológica, o historiador buscou se utilizar de métodos de análise baseado nas estruturas e processos de longa duração, e um dos seus principais legado teóricos é a proposição de que a dita Idade Média formava uma civilização própria, totalmente diferente tanto da Antiguidade como da Idade Moderna. Autor prolífico e reconhecido mundialmente, Jacques Le Goff morreu no dia 1 de abril de 2014, aos 90 anos, em Paris.

Na imagem foto do historiador Jacques Le Goff


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.