Hoje Na História, 30 de Dezembro de 2006.

No dia 30 de dezembro de 2006, há 13 anos, era executado, por enforcamento, o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, que havia sido condenado pelo Tribunal Especial do Iraque pela execução de 148 iraquianos xiitas na cidade de Dujail, em uma consequência direta à invasão do Iraque em 2003. Hussein foi capturado durante a Operação Red Dawn, conduzida pelas forças estadunidenses em Ad-Dawr, onde 600 soldados lutaram contra três guardas de Hussein. O ex-líder iraquiano solicitou para o tribunal para que fosse fuzilado ao invés de enforcado, devido à sua posição como antigo comandante militar, o pedido foi negado pela corte. O governo iraquiano lançou um videotape com a execução, porém um vídeo gravado com um telefone foi vazado contendo imagens de de Saddam Hussein sendo vexado por seu compatriotas enquanto os mesmo exaltavam o clérigo xiita Muqtada al-Sadr, líder de uma milícia durante a invasão.
Na imagem: fotografia de Saddam Hussein argumentando em sua defesa durante o julgamento, datada de 2004.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!