Hoje Na História, 08 de Dezembro de 1980.

Em 8 de dezembro de 1980, há 38 anos, John Lennon é baleado em frente ao Edifício Dakota em Nova York. Seu assassino, Mark David Chapman, disparou 5 vezes contra Lennon e ficou sentado na calçada esperando a policia chegar. Chapman se considerava um “cristão renascido”, teve uma criação cristã mas se reconverteu na adolescência. Ele era fã dos Beatles e acompanhava a carreira dos músicos. Quando, em 1966, Lennon declarou que os Beatles eram mais famosos que Jesus, Chapman ficou furioso com ídolo, o que foi piorando conforme John se pronunciava, tanto em entrevistas quanto em músicas, sobre não crer em Deus. Em 1971, com o lançamento da musica “Imagine”, Mark acusou John de ser hipócrita dizendo que na música Lennon cantava “Imagine se não houvessem propriedades” e na vida real ele possuía muitas propriedades. Seu fanatismo religioso e moralista, incentivado, segundo ele, pelo livro o “O Apanhador no Campo de Centeio” de J. D. Salinger, levou Mark a Nova York, onde de manhã pegou um autógrafo e tirou foto com Lennon e a noite atirou em seu ídolo que voltava com Yoko do estúdio de gravação. Dos 5 tiros disparados 4 acertaram John que faleceu no hospital. Chapman cumpre prisão perpétua até hoje.
Na Imagem: Mark Chapman e John Lennon em frente ao Edifício Dakota horas antes do assassinato. Fotografia de Paul Goresh.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
