Hoje na História, 30 de Setembro de 420

Em 30 de setembro de 420, há 1599 anos, supostamente, morria na cidade palestina de Belém o tradutor para o latim da Bíblia, Jerônimo. Patrono dos arqueólogos, arquivistas, estudiosos da Bíblia, bibliotecários, bibliotecas, escolas de crianças, estudantes, tradutores e da cidade filipina Morong, Jerônimo é um dos grandes nomes da filosofia e da teologia da Antiguidade, sendo o responsável pela tradução e compilação da Vulgata, a versão latina da Bíblia, tendo traduzido direto do hebraico e do grego, se tornando a versão oficial da Igreja Católica para o livro sagrado. Jerônimo, cuja festa é celebrada hoje na tradição católica e no dia 15 de junho na tradição ortodoxa, foi um prolífico escritor, tendo escrito diversos comentários sobre os Evangelhos, além de dezenas de cartas e obras escatológicas, tendo influenciado pensadores como Agostinho de Hipona, Heloísa e Pedro Abelardo, além de Martinho Lutero. Os escritos de Jerônimo se tornaram um dos preceitos morais fundamentais da Igreja Católica de Roma, onde ele alcançou os títulos de Confessor e Doutor da Igreja.
Na imagem óleo sob tela São Jerônimo, datado de 1605-1606, de Caravaggio, parte do acervo da Galleria Borghese, em Roma.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
