A cultura nordestina na literatura
A cultura nordestina, na literatura, teve grande difusão pelo autor Ariano Suassuna (1927-2014). O escritor, principalmente em seu Auto da Compadecida (que pode ser adquirido clicando aqui), livro em que conhecemos a história de dois amigos, Chicó e João Grilo, vivendo peripécias no sertão para garantir sua própria sobrevivência, nos apresentou muito da miséria do sertão nordestino e também das esperanças que os cabras tinham na vida, apesar dos pesares.
E temos, em Paola Siviero, uma escritora que quer manter essa contribuição acerca do nordeste brasileiro viva. Apesar da autora não ser nordestina – ela nasceu em Belo Horizonte e viveu toda sua vida em São José dos Campos -, Paola consegue trabalhar muito bem com o nordeste que Ariano Suassuna nos apresenta em sua obra para criar uma história cheia de fantasia, ação e comicidade.

O auto da maga Josefa
Em “O auto da maga Josefa” conhecemos a história de Toninho, um caçador de demônios e Josefa, uma maga que ele encontra no meio de suas andanças pelo sertão nordestino. Os dois formam uma dupla para derrotar criaturas mágicas que envolvem desde chupa cabras até golems. Josefa tem um propósito ao realizar todas essas missões com Toninho, mas isso só nos é revelado ao final da história.
Neste livro, nos divertimos com a dupla enfrentando vampiros bebedores de cachaça e outras criaturas que se adaptam ao que o sertão nordestino os proporciona. Uma bela aula sobre a cultura do nordeste (claramente sobre uma parte mais estereotipada dela) e que nos gera boas risadas. O livro está disponível apenas em e-book.

Ficha Técnica
Nome: O Auto da Maga Josefa
Autora: Paola Siviero
Editora: Dame Blanch
Páginas: 250
Tamanho do arquivo: 3831 kb
Clique aqui para adquirir O auto da Maga Josefa e ajude o Clio a se manter no ar e produzir ainda mais conteúdo para vocês

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
