Morre J.R.R. Tolkien | Hoje Na História

Hoje na História, 2 de Setembro de 1971

Em 2 de setembro de 1973, há 46 anos, morria em Bounermouth, Inglaterra, aos 81 anos, o romancista, filólogo e folclorista britânico J.R.R. Tolkien. Um dos maiores escritores do século 29, Tolkien foi, antes de tudo, um apaixonado por linguística e baseou toda sua literatura, ou pelo menos a sua literatura mais conhecida, a de fantasia que envolve a Terra-média, justamente nos seus estudos sobre as línguas antigas do Reino Unido e da Escandinávia. Outro fator relevante de sua obra é justamente o folclore, como folclorista Tolkien foi um compilador e tradutor de diversas lendas, sagas e histórias antigas, o que acabou por atravessar sua obra de forma vertical, basta nos lembrar que ao longo de todo Legendarium, o conjunto de toda sua obra, há diversas referências e citações de histórias populares da Europa ocidental. Por último, e não menos importante, precisamos nos lembrar que Tolkien foi um cristão devoto e fervoroso, e podemos sentir a influência do cristianismo principalmente no tom moralista e messiânico que parte de sua obra comporta.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.