Dicionário Analítico do Ocidente Medieval (org. Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt) | Clio Indica

O medievalismo é uma das áreas de estudo onde a historiografia mais se debruçou ao longo do tempo, desde os tempos de Leopold von Ranke até o presente, a Idade Média e seu estudo têm motivado historiadores ao redor do mundo em sua pesquisa e seus escritos. Primeiramente vista como uma grande época sombria, o milênio das trevas — visão compartilhada por renascentistas, que não enxergavam o quão embebidos pelo espírito medieval estavam, e por iluministas. cujo muitas das construções, principalmente do campo da lógica e da epistemologia, são frutos de uma inflorescência medieva — passando pela aridez do (pseudo)cientificismo positivista e até a apologia e reconstrução dos historiadores românticos, a Idade Média sempre foi uma ponta-de-lança em termos de avanços e progressos na historiografia europeia.

Foi durante a revolução encabeçada pela Escola dos Annales o medievalismo conseguiu romper os binômio estabelecido entre detratores e apologistas, é a partir de seu fundador, e animal-espiritual, Marc Bloch, que a historiografia medievalística conseguiu se estabelecer como crítica, analítica e praticada a partir da história-problema.

Jacques Le Goff

No seio da chamada nouvelle historie, movimento francês de (re)renovação dos métodos de pesquisa e de abordagens teóricas, se consolidaram historiadores do peso de Georges Duby, Jacques Le Goff, Pierre Norra, Jean-Claude Schmitt e, de certa forma, Roger Chartier. Tal movimento pode ser visto como um desdobramento quase que natural dos métodos surgidos a partir dos Annales.

Uma das obras de maior impacto nessa nova interpretação do período medieval, que se preocupa com a história do homem-comum, com as mentalidades, com as representações, com a intersecção com outras do conhecimento, que se propõe a responder questionamentos postos aos objetos de estudo, é justamente esse Dicionário Analítico do Ocidente Medieval, organizado pelos franceses Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt, contando com artigos temáticos assinados por historiadores como Danielle Régnier Bohler, Jean-Philippe Genet, Jérôme Baschet, entre outros, o volume se propõe a analisar de forma crítica temas transversais que trespassem o período, não se preocupando em divisar, em picotar, o período de forma episódica.

Jean-Claude Schmitt

O Dicionário Analitico do Ocidente Medieval é um volume essencial para aqueles que querem se introduzir nos estudos medievalistas, ou para aqueles que procuram entender que uma outra história, muito além da mera acumulação de fatos, dados e nomes, é possível, uma história que pensa, que problematiza, que conversa com outras ciências, que não se enxerga como, de forma soberba, a mestra da vida. Outro bom uso do volume é para professores do ensino base que procuram textos afins na preparação de aulas temáticas e transversais do período, levando para a sala de aula um exercício de história-problema.


FICHA TÉCNICA

Nome: Dicionário Analítico do Ocidente Medieval
Autor: Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt
Editora: Editora Unesp
Páginas: 1477 pp.
Peso: 2,6 kg

Clique aqui para comprar Dicionário Analítico do Ocidente Medieval com desconto na Amazon. Comprando você ajuda o Clio a se financiar e produzir cada vez mais e melhores conteúdos para você


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Bruno Machado, Cristina Lima, Daniela Dias, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Luiza Athayde, Natália Castilho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.