Bombardeio de Hiroshima | Hoje Na História

Hoje na História, 6 de Agosto de 1945

No dia 6 de Agosto de 1945, há 74 anos, era detonada a bomba atômica Little Boy em Hiroshima, sendo a primeira vez na história que uma arma nuclear era utilizada em combate. Lançada do bombardeiro Enola Gay, a bomba matou 70.000 pessoas instantaneamente, e milhares de outras pessoas em decorrência da radiação a qual foram expostas. Os bombardeiros de Hiroshima e Nagasaki, cidade onde também uma bomba nuclear fora detonada, no dia 9 de agosto do mesmo ano, impulsionaram o conselho de guerra japonês a se render de maneira unânime e sem impor nenhumas restrições. Historiadores têm analisado que a detonação das bombas nucleares no Japão foram totalmente utilizados como mera forma de propaganda estadounidense para mostrar ao mundo seu poderio militar como nova superpotência militar e econômica, afinal a rendição japonesa já estava em negociação e a maioria das ações militares já haviam cessado ao redor do mundo. O Projeto Manhattan, responsável por desenvolver o programa nuclear dos EUA, foi um dos principais focos de investimentos de Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial, principalmente porque a Alemanha Nazista vinha desenvolvendo um projeto semelhante e o grande medo era a posse de um poderio militar tão vasto nas mãos de Hitler. Little Boy e Fat Man, a bomba que devastou Nagasaki, deixaram um total de mortos entre 130.000 a 220.00 de forma direta, fora as milhares de pessoas mortas por conta da radiação e os feridos.

Na imagem foto do local da detonação da bomba em Hiroshima, à 10 quilômetros de distância, entre dois a cinco minutos após o bombardeio


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.